Como funciona o clareamento
Antes de dizer como funciona o processo de clareamento dental, precisamos lembrar alguns conceitos da física, mais especificamente da ótica.
Quando uma fonte de luz branca (luz do sol) incide sobre algum objeto, dependendo da composição físico química deste objeto, parte desta luz é refletida e outra parte é absorvida, e a quantidade de luz refletida determina a cor do objeto.Um objeto branco, significa que toda a luz incidida foi refletida e um objeto preto significa que toda a luz incidida foi absorvida.
Os kits, disponibilizam o peróxido de carbamida como agente clareador. O peróxido de carbamida ao ser submetido a temperatura corpórea normal de 36º ou superior, se tranforma em peróxido de hidrogênio (H2O2), que penetra na intimidade do dente (esmalte e dentina).
O peróxido de hidrogênio promove a liberação gradual de oxigênio (O2) e este por sua vez é quem promove todo o processo de Clareamento dental. Através de uma reação de óxido redução, o oxigênio transforma moléculas complexas, conhecidas como anéis de carbono, responsáveis pelo escurecimento dos dentes, em estruturas químicas mais simples, tendo como resto desta reação, água (H2O) e gás carbônico (CO2), que são eliminados do dente por um processo de difusão.
Todo este processo faz com que luz ao incidir no dente seja mais refletida, deixando o dente mais claro.


Peróxido de carbamida * peróxido de hidrogênio e ureia (carbamida).[1] São agentes químicos usados no clareamento dentário. No clareamento dental as concentrações podem variar de 1,5% até 35%, dependendo do seu uso, caseiro ou no consultório e da recomendação do cirurgião-dentista. Sua aplicação é feita diretamente nos dentes, necessitando de todo um preparo prévio.
Seu uso geralmente é bem tolerado, embora possa provocar hipersensibilidade dos dentes às mudanças de temperatura em alguns casos. Entretanto, hoje em dia já está no mercado diversos produtos que diminuem essa sensibilidade e levam a satisfação do paciente.
O peróxido de carbamida pode ser preparado a partir do peróxido de hidrogênio e da uréia, e gera cristais brancos ou transparentes que são solúveis em água, especialmente em altas temperaturas.
Referências
-
↑ Catálogo da Sigma-Aldrich Hydrogen peroxide–Urea adduct
-
Center for Integrative Medicine: Carbamide Peroxide from the University of Maryland Medical Center website
